Aqui vamos falar sobre os profissionais que podem atuar na clínica médica, principalmente, os médicos. Foi a partir desse primeiro atendimento ao paciente que surgiu a clínica médica, com a iniciativa do grego Hipócrates, que é considerado o ‘pai’ da medicina na Antiguidade. O objetivo era identificar os sintomas do paciente, chegar ao diagnóstico de uma possível doença, e por fim, encaminhar ao tratamento, caso fosse necessário. Mas, em meio a maior crise da saúde mundial com a pandemia do novo coronavírus, a clínica médica ganhou ainda mais destaque, bem como é de caráter indispensável na sociedade. Se o paciente precisa de cuidados imediatos, o médico prescreve a medicação e orienta a equipe de enfermagem sobre o tratamento adequado.
- Deve estar sempre atento aos resultados de exames por conta dos falso-positivos e preparado para eventuais emergências.
- Uma boa forma de praticar o atendimento humanizado é utilizar comunicação não-violenta, uma prática que busca realizar a comunicação para resolver conflitos e promover a paz.
- Acompanha o paciente durante sua estadia no pronto-socorro, observa como ele reage ao tratamento e é responsável pela liberação (ou “alta”) quando não há mais situação de risco.
- Estruturalmente, o estabelecimento precisa adaptar-se para bem receber o público, pensando nos possíveis incômodos e dificuldades que o indivíduo esteja passando.
- Por isso, muitos tem visto o investimento em clínicas integrativas, ortomoleculares e de nutrologia como uma solução.
Gerenciar a agenda da clínica é uma das principais responsabilidades de uma secretária médica. A Support Health ajuda mais de 2000 clínicas e consultórios a organizar seus processos, por meio de ferramentas de gestão, mentorias estratégicas e treinamentos. Assista essebate-papoque a nossa Diretora de Sucesso do Cliente, Dayane Dutra, teve com o consultor em gestão de clínicas, Diego Mello. A ideia é fazer um check-list para que nada primordial seja deixado de lado, levando em conta que os imprevistos certamente surgirão no decorrer do dia. Dessa forma, tendo tudo planejado, é possível encontrar tempo para desenvolver todas as atividades sem colocar o atendimento ao paciente em segundo plano. Além disso, os profissionais da recepção podem usar a sala de espera para proporcionar mais conforto e bem-estar ao paciente enquanto ele aguarda pelo seu atendimento ou do familiar.
A Importância De Ter Uma Secretária Ou Um Secretário Em Sua Clínica
O recepcionista de clínica médica será a pessoa que fará o primeiro contato com seus pacientes, seja pessoalmente ou por telefone. Portanto, esse profissional deve ser simpático, bem-humorado e ter uma boa comunicação. Alguns exemplos são técnicas de digitação, atendimento ao cliente, conhecimento em Excel, Word, sistemas internos de gestão, e mais. Avaliar os candidatos a recepcionista de clínica médica por essas competências, é uma forma necessária de separar os melhores profissionais para preencher o perfil do cargo.
Guia Rápido: Como Montar Uma Equipe Para Clínica Médica?
Assim, a principal diferença entre eles é o tipo de atendimento realizado. Nessa profissão, é fundamental que o recepcionista saiba compreender que as frustrações, dores e chateações muitas vezes causadas por alguma doença pode levar a pessoa a agir de forma rude e áspera. clique aqui , ainda assim o profissional deve manter-se imune à situação, entendendo que muitas vezes o paciente precisa somente de uma palavra de conforto e respeito.
clique e veja informações adicionais aqui de Medicina e o especialista deve realizar residência médica ou obter uma especialização por meio de uma pós-graduação ou curso. O generalista é aquele profissional que tem especialização em clínica geral ou saúde de família. Mas, ele também pode não ter nenhuma especialidade e atuar apenas com o registro no Conselho Regional de Medicina e com a graduação completa em medicina. Os conceitos de médico generalista e médico especialista parecem simplistas, mas por trás de cada área existe um profissional que dedica seu tempo se aprofundando em estudo e atendimento para sanar dúvidas e problemas profundos. É mais adequado procurar um clínico geral ou algum especialista da área que a pessoa acredita estar com problemas de saúde? A Clínica Médica é uma especialidade de acesso direto, ou seja, qualquer médico recém-formado e que possua CRM pode cursá-la, independentemente do tempo de formação ou de experiência.
