Residência Médica: O Que É, Como Funciona, Tipos E Mais

· 2 min read
Residência Médica: O Que É, Como Funciona, Tipos E Mais

A Coordenação de Residência Médica do Hospital da Universidade Federal de Santa Maria informa o acesso a arguição VIRTUAL. Candidatos podem se inscrever até 17 de dezembro, preenchendo o formulário disponível neste link. Graduanda em Comunicação Social - jornalismo em multimeios, pela Universidade do Estado da Bahia , é responsável pela produção de conteúdos voltados à editoria de Saúde na equipe de redação do JC Concursos. A American Heart Association recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana como forma de prevenir doenças vasculares.  nutrição ayurveda  feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.  veja mais , composta pela análise curricular, será aplicada para os programas de Acesso Direto e Pré-Requisito, e terá peso de 10% da nota do processo.


  • As residências médicas conhecidas como R3 exigem um pré-requisito do aluno, como uma especialização em Clínica Médica, Pediatria ou Cirurgia Geral.
  • É uma especialidade que usa a radiação ionizante para o tratamento de tumores malignos.
  • Os candidatos precisam atender a determinados critérios e realizar uma entrevista com um médico residente para serem considerados.
  • Tem formação avançada em problemas do intestino e treinamento em cirurgia geral.


O processo seletivo da SMS-SP fornece acesso aos programas de Residência médica de 11 hospitais municipais da capital paulistana e também da região metropolitana e um total de cerca de 339 vagas de acesso direto. A anestesiologia é uma das especialidades médicas mais importantes da medicina, por cuidar dos sinais vitais de pacientes em procedimentos cirúrgicos. Ao contrário do que muitos podem pensar, o anestesista também está presente no pós operatório.

Mais Médicos


Logo, se você pretende se inscrever em um processo seletivo de residência médica para uma das carreiras acima, isso pode ser feito logo após a conclusão da graduação. Contudo, vale dizer que esta suposta facilidade faz com que a concorrência seja ainda superior, o que exigirá uma ótima nota na prova. Em outras palavras, a residência funciona como uma pós-graduação que exige, para ingresso, uma prova muito concorrida. A duração do programa varia conforme a especialidade, cumprida em hospitais sob a supervisão de médicos.

Residência Médica


Para aqueles candidatos cotistas do SISU e PROUNI a taxa é menor, sendo de R$ 320,00. De acordo com o edital é possível se candidatar a mais de uma área “desde que seja respeitada a mesma forma de acesso (Entrada Direta ou Entrada com Pré-requisito) e que sejam observadas as áreas que compreendem o mesmo grupo de prova”. O resultado parcial de aprovados na primeira fase da residência médica na UNICAMP, que também são os convocados para a segunda, já está disponível. Se você está buscando uma especialização mais ampla, então o  acesso direto é o ideal.

Como se pode ver, as especialidades de acesso direto mais concorridas são aquelas que são pré-requisito para um R3 no futuro. Então, muitos médicos preferem ter um título em Clínica Médica ou Cirurgia Geral, por exemplo, que irão abrir portas para outras especializações. Os Programas  de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica poderão ser de acesso direto ou com pré-requisito. As especialidades de acesso direto são aquelas chamadas de R1, que não exigem uma formação anterior em outra especialidade. O número de especialistas vem crescendo no Brasil, principalmente em função da ampliação de programas e vagas de residência médica.