Foram mantidas as 55 especialidades e 59 áreas de atuação já reconhecidas anteriormente. saber mais contrário, a disputa por uma vaga é acirrada, especialmente nas instituições mais renomadas. No Guia Completo de Residência Médica Revisamed você encontra o nível da concorrência para as vagas ofertadas nas especialidades médica. A residência em Ginecologia e Obstetrícia é de acesso direto e possui três anos de duração.
- Além disto, você terá um resumo de cada especialidade médica ou área, formas de acesso à especialização, seja pela Residência Médica, através da Comissão Nacional de Residência Médica ou pela Prova de Títulos da AMB.
- Tiverem concluído o curso de Medicina no exterior, desde que possuam o diploma de médico validado por instituição nacional, de acordo com o previsto na legislação em vigor.
- A Coordenação de Residência Médica divulga o resultado final e a Chamada dos Suplentes.
- COREME divulga resultado das análises e arguições curriculares, conforme Editais 032, 034 e 039/PRPGP/UFSM.
- A não ser que seja treineiro, já que os candidatos inscritos nessa modalidade não podem realizar a prova da próxima fase.

O termo “residência médica” pode ser utilizado somente para programas que são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. “A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos. Quando cumprida integralmente, dentro de determinada especialidade, confere ao médico-residente o título de especialista”.

Especialidades Médica, Áreas De Atuação E Formas De Acesso
Por isso que a oftalmologia é uma das especialidades médicas mais procuradas. Esse é o profissional responsável por diagnosticar e tratar os problemas de visão de seus pacientes. A residência do oftalmo é de acesso direto, sem pré-requisitos e dura 3 anos. Os principais concursos do país, incluindo o da FJG para residência médica, oferecem uma grande variedade de áreas para quem quer ingressar na carreira médica. Confira a lista de especialidades de acesso direto e a duração de cada uma abaixo. Você conhece o concurso da FJG para residência médica e as opções de acesso direto?
O Que É Um Residente De Medicina?
A Lei determina que, até o final de 2018, haja o mesmo número de vagas de residência de acesso direto que o número de egressos dos cursos de graduação do ano anterior. Essa resolução já será aplicada no concurso que permitirá a entrada nas residências que se iniciarão no primeiro trimestre de 2019. Se você quer sair da Faculdade de Medicina e, logo em seguida, enfrentar um concurso para residência médica R1, vai disputar uma vaga em uma das especialidades médicas com acesso direto. Para avaliar o nível dos futuros médicos, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo aplicou algumas provas nos estudantes. Elas também serviam como um requisito para quem prestava alguns programas de residência médica.

Assinatura Concursos
Como se pode ver, as especialidades de acesso direto mais concorridas são aquelas que são pré-requisito para um R3 no futuro. Então, muitos médicos preferem ter um título em Clínica Médica ou Cirurgia Geral, por exemplo, que irão abrir portas para outras especializações. Os Programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica poderão ser de acesso direto ou com pré-requisito. As especialidades de acesso direto são aquelas chamadas de R1, que não exigem uma formação anterior em outra especialidade. O número de especialistas vem crescendo no Brasil, principalmente em função da ampliação de programas e vagas de residência médica.